quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Windows Mobile 7 será um sistema operativo mais fechado?

Há uns tempos atrás, o Alex Kac da WebIS, responsável pelo Pocket Informant e pelo FlexMail (entre outros), escreveu um post em seu blog a dizer que, por enquanto, não irá lançar nada para o Android, porque não gosta do SDK nem da maneira que a Google está a lidar com o seu sistema operativo. O assunto ficaria por aqui, já que é uma opinião pessoal, provavelmente ele está a espera que o Android e o mercado amadureça mais um bocado antes de lançar uma aplicação. O que me chamou a atenção foi a resposta que ele deu a um dos leitores, que perguntou qual era a sua visão em relação ao WM 7. Ele disse que, tendo assinado um NDA (Non-Disclosure Agreement) com a  Microsoft, não poderia entrar em muitos detalhes, mas que sua opinião é que

M7 will be a release not as focused on third party development abilities but instead more as a closed platform. Those words can mean a ton of things. I intend them to mean something specific. But you can go wild on that speculation.”

O que podemos deduzir dessa afirmação, no meu entender, é que provavelmente a Microsoft irá seguir a linha da Apple, ao verificar e autorizar as aplicações antes que elas possam ser vendidas. Os rumores sobre o lançamento de um marketplace para o Windows Mobile dá indicações neste sentido, já que a Microsoft só permitiria vender no seu canal oficial aplicações que passassem por um controle de qualidade mínimo. Só espero que não se chegue ao ponto de ser necessário utilizar um jailbreak para instalar aplicações obtidas por outros canais. Até porque é impossível conseguir que todos os developers integrem os milhares de aplicações disponíveis (muitas são freeware) no novo marketplace. Penso que deve ser uma opção do utilizador, se eu quiser utilizar aplicações não “autorizadas” devo ter liberdade para tal, mas é minha responsabilidade se o terminal ficar instável. Mas deverá haver algum tipo de compensação se eu conseguir provar que uma aplicação instalada através do marketplace prejudicou a utilização do meu PDA. Acho importantíssimo que a Microsoft crie um mecanismo de validação das aplicações, vai exigir um maior esforço dos developers, mas no final será vantajoso para todos, dando mais credibilidade ao Windows Mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário