terça-feira, 8 de julho de 2008

Android na T-Mobile em 2008 ou não?

Já tinha falado sobre os atrasos do Android e a preocupação da Google em ter um dispositivo lançado ainda em 2008. Pois bem, hoje o The Register tem um artigo sobre o mesmo assunto, dando conta do "desespero" da Google, ao ponto de fazer alguns compromissos com a T-Mobile, prejudicando o "ideal" do Android. O que se passa é que a T-Mobile pretende lançar a nível "nacional" (nas maiores cidades) a sua rede 3G, e tendo um terminal Android disponível nesse lançamento seria uma mais-valia.

Mas os rumores dizem que está a ser difícil converter aquelas aplicações nativas que os operadores tanto gostam para o Android. A solução seria lançar o Android na T-Mobile sem essas tais aplicações, e permitir o download das mesmas posteriormente, quando estivessem disponíveis. Até serviria para mostrar a flexibilidade da nova plataforma.

Mas o problema é que a licença do Android não impede que T-Mobile lance um terminal "locked-down", isto é, sem hipóteses de instalação de novas aplicações a não ser aquelas pequenas "Midlets" de Java, o que iria contra o espírito da "Open Handset Alliance"...

Parece que o objectivo é lançar a rede 3G com o Android a qualquer custo; será que a plataforma da Google vai nascer com as "pernas cortadas"?

Sem comentários:

Enviar um comentário